0

Livro de colorir antiestress para adultos, realmente funciona?

Posted by Marcio Parente on 29 de junho de 2015 in Artigos & Dicas, Desenhos para Colorir |

Em 2013, na França, a ilustradora escocesa Johanna Basford lançou o livro “Secret Garden” (Jardim Secreto) e incluiu no subtítulo o termo “antiestresse”, que o incluiu na categoria de livros terapêuticos que faz uso da arte-terapia. O público-alvo eram aquelas pessoas que trabalhavam o dia todo e precisavam de um tempo para relaxar.

O sucesso foi imediato e logo atingiu os níveis de vendas dos best-sellers. No Brasil, a editora Sextante lançou o livro em 2014 e logo superou  títulos como “Philia”, do Padre Marcelo Rossi na Livraria da Folha, e no ranking nacional, de acordo com o site Publishnews, especializado em mercado editorial, Jardim Secreto está na segunda posição, perdendo apenas para o livro do religioso – embora encabece a lista entre os de não ficção e supere best-sellers como 50 Tons de Cinza.

Jardim-Secreto

 

Conforme a editora Sextante, o título já acumula mais de 100 mil exemplares vendidos desde que foi lançado no Brasil. E a adesão deve aumentar, pois já foi feito o lançamento oficial de outro livro de Johanna chamado Floresta Encantada.

Com a mesma proposta que o Jardim Secreto, a nova criação é uma viagem ao coração de uma floresta encantada. Enquanto colore os desenhos de flores, casas na árvore, animais e objetos mágicos, o desafio será encontrar os nove símbolos especiais ocultos ao longo das páginas.

 

Como livros para colorir podem virar uma febre entre adultos?

Psicólogos afirmam que a pintura realmente tem efeito tranquilizante e organizador. Segundo o psicólogo Fernando Figueiredo Romeiro, esta é uma das atividades usadas na terapia ocupacional para pacientes com distúrbios mentais como ansiedade e até pacientes com transtornos psicóticos. Ele conta que trabalhou numa clínica em que os pacientes gostavam muito de pintar mandalas. “Acho que esta atividade tem um efeito muito positivo, o único problema é quando isso se torna uma compulsão e a pessoa passa boa parte do dia fazendo só isso”, diz o especialista.

Na velocidade que o tempo passa para nós nos dias de hoje, encontrar um tempo para relaxar e descontrair parece uma tarefa impossível. O ato de colorir exige um momento de concentração, nos fazendo desligar das preocupações, e com isso, aliviarmos o estresse.

 

Os benefícios da prática são diversos, a depender do contexto até benefícios sociais podem ser alcançados, tanto que existem recomendações terapêuticas para a atividade que ajuda a desenvolver habilidades como atenção, coordenação, percepção visual, dentre outras precisam ser trabalhadas/estimuladas no processo terapêutico. O importante é ressaltar que esta atividade vai muito além de uma mera distração, constitui-se uma verdadeira terapia para o cérebro.

Outro fator que estimula o aumento crescente desta atividade é a facilidade de encontrar os materiais necessários para executá-la. Os livros são encontrados com preços entre R$20,00 e R$30,00 reais, e uma caixa de lápis de cor com 36 cores, também esta nesta mesma faixa de preços. Ainda existe a possibilidade de conseguir os desenhos gratuitamente na internet em diversos sites, bastando somente imprimir e pintar.

 

Esse tipo de arteterapia está sendo pesquisada pelo neuropsicólogo Dr. Stan Rodski, o qual desenvolveu um livro de colorir especificamente para trabalhadores estressados. Segundo Rodski, quando o indivíduo está concentrado em uma imagem colorindo, o seu cérebro pode sofrer alterações nas redes neurais comportamentais. Isso ocorre porque, durante a atividade, o nível de adrenalina no cérebro é reduzido e o nível de dopamina, um neurotransmissor capaz de melhorar funções cerebrais como memória, cognição, emoções e sistema de recompensa, aumenta.

Segundo Johanna Basford, editora da série “Secret Garden”, os livros exigem dedicação e para isso é necessário que o indivíduo se desligue de seus problemas e concentre todas as suas energias no colorido. Essa atitude facilita o encontro consigo mesmo, permite um momento de silêncio e contemplação, raro nos dias de hoje; além disso, corrobora para a retomada de vivências da infância e um sentimento de nostalgia que pode ter ação benéfica na vida do indivíduo, contribuindo para a redução do estresse e desenvolvendo a memória e capacidade criativa.

Como começar a praticar

Não é preciso ser um artista, nem ter conhecimentos profundos sobre cores ou entender de pintura, basta adquirir o material e dedicar um tempo do seu dia para praticar. O que você precisa é:

  • disponibilizar um lugar agradável onde não ocorrerão interrupções no seu raciocínio;
  • Não se preocupar somente com a estética, mas planeje as cores antes de usá-las;
  • Utilizar uma música que lhe agrade para ajudar a relaxar;
  • Observar as reações que seu corpo apresenta durante os exercícios;
  • Escolher bem os materiais que vai utilizar e deixá-los todos à mão;
  • Não fazer comparações ou cópias de outras pinturas, explore o seu sentimento sem medo de errar e libere sua criatividade colorindo como você acha melhor.
Johanna Basford, Livro para colorir Floresta Encantada e Jardim Secreto.

Johanna Basford, Livro para colorir Floresta encantada e Jardim Secreto.

 

Pra você que se estimulou com esta atividade, seguem alguns desenhos para colorir que estão disponíveis gratuitamente na internet, para você colocar a sua criatividade para funcionar e mandar o seu estresse para um outro mundo.

Se você tiver interesse em praticar a pintura com conhecimento das funções e reações das cores com o nosso consciente e inconsciente, e das relações que elas possuem entre sí, confira os artigos A Teoria das Cores e O Poder das Mandalas.

No menu Desenhos para Colorir estarei inserindo outros desenhos para colorir mais simples e não menos interessantes para você praticar. 

Bom divertimento…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2015-2018 desenhefacil All rights reserved.
This site is using the Desk Mess Mirrored theme, v2.5, from BuyNowShop.com.